terça-feira, 16 de julho de 2013

Vou Prestar um Concurso, e agora, Por Onde Começar?

Bom, se você, meu amigo, vai prestar um concurso público, minha primeira dica é: matricule-se num cursinho especializado em concursos, hoje em dia, temos vários tanto presenciais quanto tele-presenciais. E qual escolher? Acho que, dependendo do seu perfil, os dois tipos funcionam bem.

A vantagem principal do presencial é que você pode tirar suas dúvidas ali, na hora, cara a cara com o professor, porém, se você já sabe um pouco mais, imagina a todo momento vários alunos tirando dúvidas, a aula não anda, aí perde-se muito tempo. Mas os professores geralmente sabem dosar e indicar o tempo correto para orientação a dúvidas. Uma outra vantagem é o fato de você estar ali para assistir à aula, portanto a possibilidade de desconcentrar-se é bem menor, a não ser que você seja um daqueles conversadores, que não param de falar, né. Aí  fica difícil.

Quando fui ao meu primeiro cursinho presencial, preparatório para o cuncurso da PRF2004 aos sábados e domingos das 8:00hs às 17:00hs, não conseguia entender como algumas pessoas, pagando para estar ali, dedicando tempo e concentração em pleno fim de semana, não paravam de conversar com o colega ao lado. Esse é um erro muito comum, na verdade, quem o comete está se enganando!! Então vá para o cursinho para estudar e prestar a atenção às aulas!!

Nos tele-presenciais, a grande vantagem, a meu ver, principalmente se for via internet, é a economia de tempo que se tem pelo fato de não termos de nos deslocar ao cursinho. Essa é uma enorme vantagem, pois tempo é a chave para o Estudo!! Aliás, meu lema quando estava dedicando-me para algum concurso é o seguinte: "TEMPO LIVRE É TEMPO DE ESTUDO". Uma outra vantagem é a de podermos assistir às aulas no tempo disponível que temos , encaixando as aulas em nossos horários.

E os tele-presencias, pela internet,  têm desvantagens? Claro que sim meus amigos!! Imagina você no conforto do seu lar , tendo de assistir uma aula de logarítimos!!Aff, Meus Deus o que é isso!! O que quero dizer é que a facilidade para desconcentrar-se é muito grande. Principalmente por causa  da Internet, meu conselho: TIRE O DEDO DO MOUSE!! e tente se desligar de tudo dentro de casa, esposa, filhos, cachorro,etc.

Finalmente, minha dica para quem está há muito tempo sem estudar e quer fazer um concurso, e hoje em dia são muito concorridos, vá para um cursinho presencial cara a cara com o professor, assim você poderá a familiarizar-se novamente com os estudos, ir pegando o ritmo nos estudos, compartilhando ideias com os concurseiros ao seu lado, mas só na hora do descanso, enfim mergulhando definitivamente num projeto que pode mudar sua vida.

Abs

sábado, 13 de julho de 2013

Concursos Prestados

Reprovado e/ou Classificado fora do número de vagas

Técnico MPU 2004
Auditor da Receita Federal 2010
Analista da Receita Federal 2010
Auditor Fiscal de Tributos do Estado de São Paulo 2010
Auditor Fiscal de Tributos de Santa Catarina 2010

Aprovado dentro do número de vagas:

PRF 2004
Auditor Fiscal de Tributos do Estado de Rondônia 2010
Auditor Fiscal de Tributos do Estado de São Paulo 2013

Trajetória - Parte 1:

O começo de tudo:

Antes de ser concursado era vendedor autônomo na área de telefonia, ou seja um sufoco pra ganhar dinheiro e sobreviver, aos 31 anos já era casado e pai de dois filhos.
Em 2004, tive minha primeira experiência em concursos públicos, incentivado por minha mãe(sempre elas), resolvi prestar o concurso nacional da PRF(Polícia Rodoviária Federal) , mas como era autônomo não sobrava muito tempo para estudar

Em junho de 2004 fiz um cursinho de 4,5 meses em SP , sempre nos fins de semana e estudava à noite em casa durante a semana quando chegava do trabalho.Terminado o cursinho continuei estudando em casa , sempre às noites e nos fins de semana, pois o concurso, havia boatos, já estava para sair.Estudei Natal e Ano Novo , sem parar , quando em Janeiro/2004 saiu o bendito Edital estipulando provas em Março daquele ano. Achei que fui bem na prova, eram 2200 vagas, pensei que tinha realmente chances de passar.

Quando veio o resultado, não lembro o mês, tinha sido classificado por volta de 3100, ou seja estava fora das vagas. Fiquei muito chateado, apesar de ser meu 1º concurso e muito concorrido, mas eu precisava passar de qualquer maneira, pois a verdade é que não aguentava mais ser autônomo! A possibilidade de receber um salário razoável todo mês, na época eram R$ 3.200,00 mais ou menos, ter estabilidade e férias , noooossaa!! maravilha!! Para quem é autônomo e luta diariamente sabe do que estou falando.

Fui classificado para fazer os exames físico, médico e psicológico. Fiz os exames médico e psicológico numa boa, mas no dia do físico passei mal e não pude ir ao Parque do Ibirapuera fazê-lo, mas no mesmo dia já corri atrás de um advogado que achei na NET e entrei com ação na justiça e consegui fazer 1 ano depois mais ou menos.

Como não havia classificado dentro das vagas bola pra frente, continuei minha vida sem ter muitas esperanças de entrar neste concurso.

Fiquei sabendo, pela internet, que havia um grupo de excedentes, um pessoal que lutava por 50% mais vagas, não acompanhei muito, pois como disse não era muto ligado em concursos.

Mas o fato é que em 2006 saíram as benditas 1100 vagas a mais no concurso, e aí imagina a alegria né!!Estava dentro dessas vagas a mais, quase no finzinho , mas estava dentro!!!Comemoramos eu, mãe e esposa.

Em junho de 2006, fui chamado para fazer o curso de formação da PRF, como sub-júdice, pois o teste físico que consegui fazer em 2º chamada, vamos dizer assim, foi via judicial, já havia sido julgado em 1º instância dando ganho pra mim.

Lá fui eu para Aquidauana-MS!!! UHUUUU!!!VITÓRIA!!!

Depois conto mais !! Já está muito grande e cansativo né!!

Abraços
    

olá colegas! Saudações Iniciais:

Através deste blog pretendo compartilhar minha experiência adquirida em concursos públicos. Hoje me considero um concurseiro profissional  e creio que posso contribuir, de alguma forma, pequena que seja,  com aqueles que sonham com a almejada aprovação que ocasionará, certamente, uma mudança em sua vida e de sua família!!

Abraços.